Diversidade de aves em uma ilha de várzea do médio Solimões, Tefé, Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v19i1.937Palavras-chave:
Avifauna, Médio Solimões, Ilha de várzea, Mata fechada, ComunidadeResumo
As aves se destacam pelo desempenho no auxílio do equilíbrio ecológico, pois atuam polinizando flores, dispersando sementes e controlando pragas nas plantações. Embora sejam um grupo considerado o mais bem estudado, na Amazônia, estudos na várzea são escassos, se comparados com os de terra firme. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi conhecer a diversidade de espécies de aves que ocorrem em uma ilha de várzea do médio Solimões, bem como identificar e quantificar as espécies encontradas no ambiente da comunidade ribeirinha e na floresta de várzea. Logo, a coleta de dados ocorreu por observação direta com uso de binóculos, e registros por gravação de vocalização e fotografias das aves, em pontos fixos. O registro das espécies se deu por meio da utilização de caderneta de campo e a identificação, por consulta à lista de aves locais, guias de campo, além de consultas a especialistas na área ornitológica. Os dados foram analisados pela curva de rarefação, utilizando-se o programa EstimateS 9.1. Foram registradas 82 espécies de aves, sendo que o ambiente ‘comunidade’ apresentou maior dominância e o ‘mata fechada’, maior riqueza de espécies. Esta pesquisa trouxe contribuição para o aumento do número de espécies registradas no município e também para as áreas de várzeas amazônicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.