Ocupação de um ninho de Chartergellus communis Richards, 1978 (Vespidae, Polistinae) por Nasutitermes unduliceps Mathews, 1977 (Termitidae, Nasutitermitinae)
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v20i2.982Palavras-chave:
Cerrado, Reutilização, Vespa social, Cupim, Proteção, Ninho satéliteResumo
As espécies de Epiponini (Hymenoptera, Vespidae, Polistinae), comumente, constroem seus ninhos com um envelope externo, o que confere proteção contra predadores e intempéries, assim como em Chartergellus communis. Por isso, esses ninhos, quando abandonados, são reutilizados por diversas ordens de insetos, porém, até o presente trabalho, só havia um registro para cupim (Blattodea, Termitidae). Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo acrescentar informações sobre a reutilização de ninho de vespas sociais por Termitidae. O registro ocorreu em uma edificação próxima à mata de galeria, fitofisionomia do Cerrado, no Parque Nacional Grande Sertão Veredas. O ninho ainda apresentava envelope protetor e as células do primeiro favo estavam obstruídas por material estercoral, por isso, provavelmente, o ninho de C. communis estava sendo utilizado como ninho satélite pelos cupins. Essa reutilização de vespeiros abandonados como ninhos satélites pode ser frequente no Cerrado, por isso sugere-se que mais observações sejam feitas para validar esta hipótese, além de responder a um questionamento importante: os cupins invadem os ninhos de vespas sociais ainda ativos ou apenas reutilizam os já abandonados?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.