Distribuição dos peixes-boi sul-americanos, Trichechus manatus Linnaeus, 1758 e T. inunguis (Natterer, 1883) (Sirenia: Trichechidae)
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i3.246Keywords:
Bacia do rio Amazonas, Peixe-boi-da-Amazônia, Mamíferos aquáticos, Oceano Atlântico, Conservação, Peixe-boi-marinhoAbstract
A América do Sul é única em registrar duas espécies de peixes-bois: o peixe-boi-marinho, Trichechus manatus, e o peixe-boi-da-amazônia, T. inunguis. Essas espécies podem ser distinguidas pela coloração ventral; totalmente cinza na primeira, enquanto T. inunguis tem um padrão de manchas brancas no ventre, e a presença de unhas nas nadadeiras peitorais, ausentes em T. inunguis. A morfologia e a distribuição das espécies de Trichechus são claramente estabelecidas. No entanto, mostramos aqui que a mancha do ventre e a presença de unhas na nadadeira peitoral podem ser polimórficas. Esses achados nos instigaram a verificar toda informação disponível a respeito dos registros de peixes-bois. Em vista da falta de dados precisos sobre a localização dos peixes-bois em publicações anteriores, produzimos um gazetteer e um mapa de Trichechus spp. na América do Sul, utilizamos registros originais coletados pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (GEMAM) do Museu Paraense Emílio Goeldi, todos os dados revisados por pares, incluindo dissertações, teses e arquivos de jornais com fotos evidenciando caracteres diagnósticos. Finalmente, apresentamos um relato completo sobre a distribuição das espécies de peixes-bois na América do Sul e a necessidade de melhorar a identificação dessas espécies, para uma efetiva implementação de estratégias de conservação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Publication means fully assigning and transferring all copyrights of the manuscript to the journal. The Liability Statement and
Assignment of Copyrights will be enclosed with the notice of acceptance. All the authors must sign the document and return it to the journal.