Caracterização e análise dos fragmentos florestais e uso do solo no município de Colares, nordeste do Pará, Brasil
Resumo
Objetivou-se analisar a cobertura vegetal e o uso do solo do município de Colares, Pará, além de caracterizar e analisar os fragmentos florestais presentes nesta paisagem. A análise proposta foi realizada por meio de produtos e de técnicas de sensoriamento remoto e de geoprocessamento, visando conhecer a estrutura da paisagem, de modo a oferecer subsídios ao planejamento de sua ocupação territorial. Utilizaram-se imagens digitais do sensor Operational Land Imager (OLI)/Landsat 8, órbita/ponto 223/061, bandas 4, 5 e 6, processadas e classificadas através do algoritmo de máxima verossimilhança. As análises relacionadas à configuração da paisagem e dos fragmentos de vegetação natural foram realizadas com métricas de classe, por meio do software ArcGis, módulo Patch Analisy. As técnicas de sensoriamento remoto e de geoprocessamento permitiram caracterizar e analisar os elementos que compõem a paisagem de Colares, definindo-a por um mosaico de cobertura vegetal e uso do solo, evidenciada por grande exploração dos recursos naturais, onde a vegetação arbórea encontra-se bastante fragmentada, identificada pela presença de diversos fragmentos pequenos, demonstrando o forte impacto de atividades antrópicas na área. Os resultados mostraram a presença de fragmentos mais preservados, importantes para a conservação da biodiversidade e que cumprem papel fundamental na manutenção da estabilidade da biodiversidade local.
Copyright (c) 2018 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.