Os buritizais (Mauritia flexuosa L. f.) no Pantanal brasileiro são verdadeiras veredas? Uma avaliação florística
Resumo
Este é o primeiro levantamento da flora dos buritizais (Mauritia flexuosa L. f.) no Pantanal. Pouco se sabe sobre a flora das veredas no Pantanal. Pesquisamos e comparamos a flora de angiospermas em oito formações com buriti na planície pantaneira, sendo quatro áreas próximas à área de planalto em rio Verde e Coxim, e quatro áreas no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, em Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, através do método de caminhamento. Para determinar a similaridade de espécies, comparamos nossos resultados com os inventários das plantas aquáticas do Pantanal e das espécies das veredas do estado. Registramos um total de 385 espécies de fanerógamas. A riqueza de espécies foi maior no rio Verde/Coxim (273 espécies) do que em rio Negro (243), com uma similaridade de 33,7%. Encontramos uma planta rara e endêmica, Polygala grazielae Marques, primeiro registro no Pantanal. Verificamos que os dois locais correspondem a dois tipos de buritizais, com diferentes floras. As espécies associadas a Mauritia flexuosa no rio Negro são praticamente as mesmas das áreas sazonalmente inundadas do Pantanal, enquanto na borda da planície (rio Verde/Coxim) são mais similares às veredas verdadeiras do planalto, particularmente em solo orgânico. Assim, concluímos que as áreas de rio Verde/Coxim são verdadeiras veredas. Acreditamos que estas áreas com buritis e as veredas no Pantanal devem receber a mesma proteção que as veredas no Cerrado.
Copyright (c) 2017 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.