Plantas aquáticas do Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida, Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil
Resumo
Este estudo teve por objetivo caracterizar a comunidade de plantas aquáticas ocorrentes no Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida, localizado em Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Para tanto, foram realizadas coletas mensais, entre novembro de 2012 e julho de 2013. Foram catalogadas 54 espécies, distribuídas em 27 famílias, com destaque para Cyperaceae (9 espécies), Onagraceae (5) e Poaceae (4). Sete formas de vida foram registradas, sendo as mais comuns anfíbias (24 espécies) e emergentes (19). Não foram observadas na região espécies ameaçadas de extinção ou endêmicas, contudo, considerando a extensão da lagoa, há elevada riqueza e importância para manutenção da diversidade local de hidrófitas, bem como dos organismos que dependem direta ou indiretamente destas. Há registro de espécies com potencial infestante, como Eichhornia azurea (Sw.) Kunth, Salvinia spp. e Eleocharis spp., por esta razão, melhoria no saneamento básico local e projetos de educação ambiental são prementes para manter a qualidade deste ambiente.
Copyright (c) 2017 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.