Anatomia do lenho de seis espécies do gênero Cecropia Loefl. (Urticaceae)
Resumo
O objetivo do trabalho foi caracterizar anatomicamente seis espécies de Cecropia, para contribuir na identificação das seguintes espécies: C. distachya Huber, C. latiloba Miq., C. obtusa Trécul, C. obtusifolia Bertol., C. palmata Willd. e C. sciadophylla Mart. Para atingir o objetivo proposto, as descrições anatômicas seguiram as metodologias tradicionais usadas para estudos em anatomia da madeira. As espécies apresentam raios multisseriados e heterogêneos, constituídos de células procumbentes, quadradas e eretas, parênquima aliforme, com variação de aletas (de extensão losangular, linear e grossas), poros predominantemente solitários e porosidade difusa. C. latiloba Miq. foi a única espécie que apresentou canais axiais difusos e fibras septadas, sendo a espécie com maior variação entre as analisadas. Em nível macroscópico, as espécies se diferenciaram pelas camadas de crescimento e tipo de parênquima axial, e microscopicamente a diferenciação ocorreu pela presença ou ausência de fibra septada, canal axial e tipo de parênquima axial. Mesmo sem aparelho óptico, as espécies podem ser diferenciadas.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.