Turismo de observação de mamíferos no Pantanal
Resumo
O turismo de observação de fauna é uma atividade que vem aumentando gradativamente em diversas regiões no mundo, principalmente em países com alta diversidade, como o Brasil. Essa atividade busca a observação em vida livre de espécies carismáticas, entre as quais se enquadram muitos mamíferos. No Brasil, a atividade ainda é pouco desenvolvida, contudo o Pantanal é o bioma com o maior potencial para a expansão e a consolidação desse tipo de turismo. O Pantanal é considerado uma savana brasileira, com abundância de fauna, havendo facilidade para observação de grandes vertebrados, como porcos-do-mato, capivaras, ariranhas e até mesmo onças-pintadas. O turismo de observação de fauna tem aumentado nos últimos anos neste bioma, principalmente na região norte, no Pantanal de Cuiabá, e ao sul, no Pantanal de Miranda e Aquidauana. Neste artigo, discutimos as características da atividade de observação de fauna no Pantanal, as principais espécies observadas, as leis e regras já estabelecidas, os problemas existentes, abordando também a importância do turismo como atividade econômica para o desenvolvimento sustentável desta região.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.