Primeiro registro de Camponotus brettesi Forel, 1899 (Hymenoptera: Formicidae: Formicinae) para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v11i2.427Palavras-chave:
Inseto, Formiga, Mangue, ParáResumo
Camponotus brettesi Forel, 1899 pertence a um dos mais ricos e abundantes gêneros de formiga, com alcance mundial da subfamília Formicinae. Esta espécie apresenta ampla distribuição, ocorrendo do México ao norte da América do Sul (Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Ilhas Galápagos, México, Nicarágua, Panamá, Trinidad e Tobago e Venezuela), mas ainda não havia sido registrada para o Brasil. Os espécimes foram coletados em armadilhas pitfall, posicionadas no estrato arbóreo, contendo como isca sardinha e solução açucarada, sendo localizadas em floresta de mangue do município de Bragança, Pará, Brasil (bioma Amazônia). Esta é a ocorrência desta espécie mais ao sul, estendendo sua distribuição em cerca de 2.189 km para o sul da região Neotropical e cerca de 2.000 km para o leste da América do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.