Osteologia craniana de Geotrygon montana (Linnaeus, 1758) (Columbiformes: Columbidae) comparada com os Columbiformes do Novo Mundo
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v2i3.693Palavras-chave:
Geotrygon montana, Columbidae, Crânio, OsteologiaResumo
Estudos sobre a osteologia craniana dos Columbiformes são escassos na literatura. No que se refere a G. montana, não foram encontrados trabalhos desta natureza, sendo esta, provavelmente, a primeira descrição detalhada da anatomia craniana da espécie. Procurou-se, neste estudo, descrever a osteologia e a musculatura que movimenta as maxilas em G. montana e, com base nesta descrição, comparar com outras espécies de Columbiformes do Novo Mundo e ampliar o conhecimento anatômico nesta ordem, bem como identificar caracteres anatômicos para uma futura análise cladística.
Estudou-se a osteologia craniana em 35 espécimes pertencentes a seis gêneros de Columbidae, abrangendo cerca de 70% dos gêneros de Columbiformes do Novo Mundo. Os resultados mostraram inúmeras diferenças relacionadas ao grau de desenvolvimento das estruturas entre as espécies analisadas, bem como algumas características peculiares a alguns táxons. Isso indica que a osteologia craniana dos Columbidae pode ser uma ferramenta das mais importantes para um estudo sistemático a posteriori.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.