Notas sobre os vertebrados do norte do Pará, Brasil: uma parte esquecida da Região das Guianas, I. Herpetofauna
Resumo
Os resultados herpetológicos de sete expedições à parte guianense do estado do Pará são apresentados e discutidos, registrando-se um total de 80 espécies de anfíbios (77 anuros e três Gymnophiona) e 95 espécies de répteis (36 espécies de lagartos, três espécies de anfisbenídeos, 49 espécies de ofídios, cinco espécies de quelônios e duas espécies de jacarés). Dessas espécies, seis são novas para a ciência (três anuros, um Gymnophiona, um lagarto, um anfisbenídeo), seis representam novos registros para o Brasil (cinco anuros, um Gymnophiona) e 23 novos registros para o Pará (13 anuros, quatro lagartos, seis ofídios). Comenta-se cada um dos novos registros. Comentários especiais são feitos sobre uma grande população do sapo Atelopus hoogmoedi, a qual parece estar bem saudável e não mostra sinais de declínio populacional, como muitas espécies de Atelopus em outros lugares de maior altitude. Uma lista completa das espécies coletadas por localidade, incluindo dados sobre endemismo, habitat, reprodução e alimentação, é apresentada. Para cada uma das sete áreas de coleta, apresentamos dados sobre riqueza e abundância de espécies. As áreas são comparadas quanto à similaridade na composição das espécies, ainda que não seja possível indicar quanto das diferenças encontradas deve-se a ambientes específicos ou variação geográfica, variação sazonal ou deficiência na amostragem das espécies. O Bufonidae Rhinella martyi é considerado sinônimo de Bufo margaritifer e um lectótipo para Rana margaritifera é selecionado visando dirimir dúvidas sobre o nome da espécie.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.