The skull and abdominal skeleton of Stenocercus dumerilii (Steindachner, 1867) (Reptilia: Squamata: Iguania)
Resumo
O presente estudo tem por objetivo descrever o crânio e o esqueleto abdominal do lagarto Stenocercus dumerilii (Steindachner, 1867), com ênfase nos caracteres utilizados em estudos filogenéticos incluindo o gênero Stenocercus. A forma peculiar da cabeça (piramidal, com uma crista supraciliar bem demarcada e terminando em uma escama póssupraciliar proeminente) resulta em parte do formato dos ossos pré-frontal e pós-frontal, ambos com protuberâncias que se projetam em direção à cavidade orbital. O osso pós-frontal representa o ponto mais alto da cabeça. Diferentemente do que foi encontrado até o momento nas espécies de Stenocercus e na maioria dos Tropiduridae, os exemplares estudados de S. dumerilii apresentaram um único par de costelas xifisternais (seguido por um par de processos posteriores do xifisterno). Ademais, apresentaram cinco pares de costelas pós-xifisternais amplamente separadas na região ventral. De dois exemplares estudados, em um deles o forâmen pineal é totalmente envolvido pelo osso frontal, ao invés de na sutura entre o frontal e o parietal.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.