Solos metalíferos: atributos químicos nas diferentes fitofisionomias da Serra Sul, Serra dos Carajás, Pará, Brasil
Resumo
As diferentes fitofisionomias que ocorrem nas formações ricas em ferro – i.e., platô sobre canga ferrífera da Floresta Nacional de Carajás, conhecida como Serra Sul, localizada no sudoeste do estado do Pará – apresentam vegetação peculiar rica em endemismos, estando atualmente submetidas à pressão da mineração, as quais, contudo, são pouco pesquisadas. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi identificar os atributos químicos que se correlacionam nas diferentes fisionomias de canga. Realizou-se amostragem de solo com profundidade variando de 0,05 a 0,20 m, pois a canga hematítica forma grandes blocos duros de minérios, o que varia nas diferentes fitofisionomias: campo rupestre aberto (CR.AB), campo rupestre arbustivo (CR.AR), capão florestal (CF), mata de encosta (ME), mata de buritizais (MB) e capão florestal lacustre (CFL). Avaliou-se pH, carbono orgânico, nitrogênio total, fósforo disponível, potássio, cálcio, magnésio, sódio, alumínio trocável, capacidade de troca catiônica, soma de bases, saturação por bases e saturação de alumínio. Os resultados foram analisados por meio da estatística uni e multivariada. Os solos das fisionomias estudadas apresentaram acidez elevada e níveis muito baixos de fósforo, potássio, magnésio e cálcio. A análise multivariada permitiu uma clara diferenciação entre quatro grupos distintos associados à fertilidade do solo: 1) CR.AR, CF, CFL; 2) ME; 3) MB e 4) CR.AB.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.