Composição, ocorrência e distribuição das hidromedusas no estuário do rio Caeté, litoral do estado do Pará
Resumo
A composição específica e a variação espaço-temporal da densidade das hidromedusas do estuário do rio Caeté, norte do Brasil, foram estudadas ao longo de um gradiente de salinidade no período de junho e dezembro de 1998 (estação seca) e fevereiro e maio de 1999 (estação chuvosa). O estuário do rio Caeté caracterizou-se por uma grande variação espacial e temporal na salinidade. Foram registrados doze táxons, dentre os quais a espécie Octocanna haeckeli representa um novo registro para as águas costeiras do litoral nordeste do estado do Pará. De modo geral, os maiores e menores valores de densidade foram observados durante os meses de dezembro e maio, respectivamente. Estes resultados devem-se, possivelmente, às diferenças registradas nas taxas de precipitação entre estes dois períodos estudados.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.