Taxas de filtração e ingestão de Thalassiosira weissflogii (Bacillariophyta) por Euterpina acutifrons Dana (Copepoda)
Resumo
Experimentos de curta duração foram realizados para determinar a eficiência alimentar do copépodo Euterpina acutifrons, alimentado com Thalassiosira weissflogii. Quatro fêmeas adultas de Euterpina acutifrons foram selecionadas e transferidas para recipientes experimentais de vidro, com volume de 15 ml, preenchidas com diferentes diluições de cultivos desta diatomácea, com concentrações celulares de 7,5; 10,0; 12,5; 15,0; 17,5; 20,0; 22,5 e 25,0 x 103 células.ml-1 (8 tratamentos, 3 réplicas, 4 copépodos/réplica). As concentrações inicial e final do controle e dos recipientes experimentais foram determinadas utilizando uma câmara de Neubauer. As taxas de filtração e ingestão foram medidas a partir de experimentos de herbivoria realizados em laboratório sob condições controladas. As taxas de filtração de Euterpina cutifrons oscilaram entre 0,81 e 2,92 ml.copépodo-1.h-1, demonstrando valores significativamente mais elevados (p<0,05) para concentração de 7,5 x 103 células.ml-1. As taxas de ingestão variaram entre 1,8 e 8,13 x 103 células.copépodo-1.h-1, demonstrando a existência de diferenças significativas (p<0,05) entre os tratamentos com baixos (7,5 x 103 células.ml-1) e elevados números de células (22,0 x 103 células.ml-1). As taxas de alimentação de Euterpina acutifrons alimentadas com Thalassiosira weissflogii revelaram o importante papel desta espécie de copépodo nas teias tróficas aquáticas dos ecossistemas costeiros da região amazônica, especialmente no nordeste do Pará, local em que são comumente encontrados.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.