Precipitação na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, Nordeste do Brasil: tendências e variabilidade (1970-2020)

Palavras-chave: Estatística não paramétrica, Hidrologia de bacias hidrográficas, Mann-Kendall, Spearman’s Rho

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar tendências e variabilidade pluviométricas na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, região Nordeste do Brasil. Os dados utilizados compreendem séries históricas de precipitações totais mensais de seis estações pluviométricas para o período de 1970 a 2020 (51 anos) obtidos no Sistema de Informações Hidrológicas (HidroWeb) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Os testes de Mann-Kendall, Spearman’s Rho e Sen’s slope foram aplicados de maneira satisfatória, permitindo a identificação de tendências significativas e magnitude da precipitação. A análise mostrou que tendências estatisticamente não significativas prevalecem na área. Contudo, foi identificada expressiva tendência negativa na região Centro-Oeste em duas estações pluviométricas que caracterizam redução em torno de 300 mm de chuva no período estudado. Períodos com extremos de seca/umidade foram reconhecidos e comparados com as fases do El Niño Oscilação Sul (ENOS), em que se identificou que 62,5% dos eventos de seca e 42,9% dos eventos chuvosos podem ser relacionados com os fenômenos El Niño/La Niña, respectivamente. Com o coeficiente de variação, foi reconhecida baixa variabilidade da precipitação na porção leste e elevada variabilidade na parte oeste da área. Os resultados obtidos podem ser utilizados como referência para a gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica.

Biografia do Autor

Jamille Evangelista Alves, Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil

Geóloga e Mestra em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, doutoranda em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos (UFBA).

 

Publicado
2022-09-16
Como Citar
Alves, J., Gonçalves, T., & Nascimento, S. A. (2022). Precipitação na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, Nordeste do Brasil: tendências e variabilidade (1970-2020). Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 17(2), 527-542. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v17i2.841