Estrutura populacional de Albizia niopoides (Benth.) Burkart e Mimosa hexandra Micheli (Fabaceae) em Chaco brasileiro
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar a existência de variação na estrutura populacional de Albizia niopoides (Benth.) Burkart e de Mimosa hexandra Micheli entre e dentro de remanescentes de Chaco florestado. O estudo foi realizado em dois remanescentes no município de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, Brasil, a partir de duas parcelas de 2.500 m2 em cada remanescente. Para a análise da estrutura populacional, foram registrados a altura e o diâmetro de todos os indivíduos das espécies em estudo. Foi observada diferença na estrutura populacional entre e dentro dos remanescentes avaliados das duas espécies, resultante principalmente da altura dos indivíduos. A prevalência de indivíduos com menor classe de diâmetro evidenciou que a população é autorregenerativa e o ambiente é heterogêneo, devido provavelmente à inundação sazonal, ao relevo com murundus e também à menor luminosidade, fator que contribui para a estruturação da população das duas espécies, uma vez que se trata de uma vegetação florestal.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.