Dryophthorinae (Coleoptera: Curculionidae) da Coleção do Museu Paraense Emílio Goeldi: inventário e espécimes-tipo
Resumo
Este artigo reporta os resultados da curadoria dos espécimes de Dryophthorinae (Coleoptera: Curculionidae) depositados na Coleção Entomológica do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Belém, Pará, Brasil. O acervo soma 1.071 exemplares, sendo que 90% deles não tinham sido identificados anteriormente. Nós revisamos todos os espécimes e os identificamos em nível de espécie, resultando em 16 gêneros e 32 espécies de Dryophthorinae. Estes incluem os espécimes-tipo de três espécies: Cyrtomasius marluciae Vanin, 1998; Foveolus maculatus O’Brien, 2003; e Paramasius cristulatus Vanin, 1998. O gênero Rhodobaenus Le Conte, 1876 foi registrado pela primeira vez na Amazônia brasileira. Todas as informações presentes nas etiquetas do material estudado foram digitadas e agora estão disponíveis para consulta. Atualmente, 50% da riqueza de espécies de Dryophthorinae registrada na Amazônia brasileira está representada na coleção. A ocorrência e a riqueza de espécies de Dryophthorinae registradas na coleção são apresentadas em um mapa. Todas as informações das etiquetas do material estudado e os comentários sobre o material-tipo são fornecidos. Fotografias de alta resolução dos tipos estudados também são fornecidas. O material examinado representa um registro temporal e espacial de Dryophthorinae da Amazônia.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.